O ‘recall’ de Coronel Menezes
Mesmo sem ser pré-candidato a prefeito de Manaus, Coronel Menezes (PP) ainda é lembrado pelo eleitorado como uma alternativa para comandar da capital, provando que o recall da eleição passada – quando teve mais de 700 mil votos para o Senado – ainda é uma realidade.
No estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN) nesta quarta-feira (15), o militar da reserva do Exército somou 12,4% das intenções de votos em um cenário sem a presença de Capitão Alberto Neto (PL). Na avaliação inversa – sem Menezes e com Alberto – o deputado federal somou 10,9%.
Os números indicam que o eleitor bolsonarista – que é maioria em Manaus – ainda enxerga em Menezes um representante deste movimento de direita.
A lembrança dos eleitores indica, também, que Coronel Menezes pode se tornar um dos vereadores mais votados do pleito. Essa é, inclusive, a expectativa do Partido Progressistas (PP), que almeja ocupar de quatro a cinco cadeiras na Câmara Municipal de Manaus (CMM) a partir de 2025.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 13 de maio de 2024 e ouviu mil eleitores. A margem de erro é de 3,09% e a confiabilidade de 95%. O estudo foi contratado pelos portais BNC Amazonas, Blog do Hiel, Portal Único, Blog do Mario Adolfo e Amazonas Atual e foi registrado no TSE com o número AM-06369/2024.
Fonte: Blog do Botelho