Nova cepa do coronavírus pode aumentar número de internações no Brasil
Os dois primeiros casos da variante do novo coronavírus foram identificados nesta segunda-feira (4) na cidade de São Paulo. De acordo com portal de notícias R7, a nova cepa é mais transmissível e isso pode contribuir para o aumento no número de internações no país.
É o que aponta o infectologista Rodrigo Molina, consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) e professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Ao R7, o especialista explicou que qualquer vírus pode sofrer diversos tipos de mutações, o que faz com que ele se torne mais infeccioso ou mais capaz de provocar doença – é a chamada virulência. Entretanto, ele acrescenta que não há comprovação científica de que a nova linhagem do coronavírus, chamada de B.1.1.7, seja por si só mais virulenta e, ou seja, mais letal.
Ainda de acordo com a publicação, a variante foi registrada pela primeira vez no Reino Unido e, segundo os especialistas, não interfere na eficácia de vacina porque, nesse caso, as alterações não ocorreram na estrutura do coronavírus.