Influenciadores viralizam ao comer dentro do vaso sanitário e fazer limpeza com mais de 20 produtos
Entre as principais tendências das redes sociais deste ano, uma em especial consegue despertar os sentimentos de curiosidade e nojo nas redes sociais: o #toillettok. A série de vídeos na rede social TikTok acumula mais de 360 milhões de visualizações em vídeos que o ‘astro principal’ é o vaso sanitário.
Na rede, os chamados ‘influencers de privada’, ganham milhares de visualizações compartilhando rotinas de limpeza de sanitários em duas categorias: limpeza ‘caprichada’ onde se usa mais de 20 produtos diferentes, ou ainda, fazendo refeições direto da privada, como sobremesas, lanches ou drinks.
Embora alguns incluencers levem o tema a sério, outros usuários da tag estão ali pela diversão, como a influencer Anna Rothfuss, que viralizou tomando um milkshake direto da privada, com direito a soda, sorvete e balas de goma. Anna surge puxando a descarga e, logo após, pegando uma concha e se servindo da mistura.
https://www.tiktok.com/embed/v2/6993749220465396997?lang=pt-BR
Discussões
Mesmo Anna encarando os vídeos como uma brincadeira, os famosos ‘influencers de privada’ levam o tema a sério e dividem com seu público registros de limpezas detalhadas e usando o máximo de produtos possíveis para desinfetar cozinha, sala, tapete, sofá, box e outros. Os fãs chegam inclusive a fazer pedidos para os autores dos videos como fazer desenhos, formatos, cores, lista de marcas e produtos que querem ver misturados ali.
No entanto, embora os vídeos sejam para diversão, o tema gera polêmica porque enquanto alguns usuários levam em conta o fator relaxante, citando o fenômeno ASMR, outros citam potenciais poluentes do grande volume de produtos quimicos usados juntos e o desperdício de alimentos, citando as dificuldades financeiras que diversas pessoas em todo o mundo. Para este público, os vídeos são ‘repugnantes’ e uma ‘ofensa’.
ASMR
Já quem gosta dos vídeos, os defende baseado na técnica ASMR. O termo que em portugês corresponde a resposta sensorial meridiana autônoma, é um tipo de sensação ‘satisfatória’ e que aumenta o bem estar do cérebro por meio de ruídos delicados de coisas diárias como sussurros, sons da natureza e imagens. Para eles, assistir às privadas limpinhas ou as formas psicodélicas de cores formada nos vasos são ‘satosfatórias’ e acreditam que o próprio bem estar faz a polêmica valer a pena.
Com informações do G1