Política

Cadê a transparência David Almeida? Portal Fundeb não revela verdade sobre gastos

O Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus deveria prestar contas de todos os valores que entram e saem, já que tudo é dinheiro público, entretanto, o prefeito de Manaus, David Almeida, não vem se importando em divulgar os valores a população.

Em recente publicação nas redes sociais, o deputado federal pelo Amazonas, Amom Mandel, mostrou que o Portal do Fundeb, que fica dentro do Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus, não consta nenhuma atualização dos gastos da prefeitura com a verba que deveria ter sido repassada aos professores.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um Fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (vinte e sete Fundos), composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, conforme disposto nos arts. 212 e 212-A da Constituição Federal, ou seja, é um direito do profissional da educação receber o valor estimado todos os anos.

Em 2023, esse valor não caiu na conta dos professores e a justificativa de David Almeida foi que não tinha verba o suficiente. Todos os anos o Governo Federal destina as verbas do Fundeb, mas o prefeito não destinou os valores como deveria, pelo contrário, preferiu investir em eventos, gastando milhões com buffet e contratação de artistas nacionais.

Em seu vídeo, Amom mostra que não há informações sobre como foram gastas as verbas do Fundeb. Nossa reportagem acessou o site e confirmou que até nesta sexta-feira, dia 5 de janeiro de 2024, ainda não há nenhuma publicação sobre o destino da verba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *