InternacionalPolícia

Trump demite diretor de agência de segurança que elogiou processo eleitoral

O  presidente Donald Trump anunciou a demissão do chefe de uma das agências federais responsáveis por supervisionar a infraestrutura, especialmente a de segurança, das eleições nos EUA.

Christopher Krebs dirigia a Agência de Cibersegurança e Segurança de Infraestrutura (CISA, na sigla em inglês), e atuava em coordenação com as autoridades estaduais para garantir a lisura do processo . Ele ainda atuava nas medidas para evitar a ação de hackers, incluindo ataques vindos do exterior.

Krebs estava na mira da Casa Branca antes mesmo da votação do dia 3 de novembro, em especial por um site para desmentir rumores sobre a eleição, visto como “partidário” por alguns aliados de Trump . Mas a gota d’água foi a assinatura da agência em um comunicado conjunto com outras entidades de supervisão das eleições, divulgado na semana passada, afirmando que o pleito foi “o mais seguro da História americana” e que não havia qualquer evidência de irregularidades, ao contrário do que diz o presidente.

“A recente declaração de Chris Krebs sobre a segurança das eleições de 2020 foi muito imprecisa, uma vez que nelas ocorreram grandes impropriedades e fraudes ”, afirmou Trump, na noite desta terça-feira, no Twitter, em duas postagens apontadas como “questionáveis” pela rede social. Antes de confirmar a demissão, o presidente voltou a listar uma série de supostas fraudes, mas sem apresentar provas.

Pouco depois do anúncio, Krebs foi ao Twitter afirmar que fez seu trabalho da maneira certa: “(Estou) honrado por ter servido. Fizemos tudo certo. Defenda hoje, fique seguro amanhã”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *