TRE-AM julga processos dos deputados Adail Filho e Thiago Abrahim
Nesta segunda-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) realiza sua última sessão de 2023 e alguns processos serão julgados, entre eles está um embargo de declaração do Ministério Público contra o deputado federal Adail Filho (Republicanos) e o deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil), ambos por propaganda eleitoral antecipada nas eleições de 2022.
Segundo o MP, Adail e Thiago praticaram a conduta vedada durante a pré-campanha em 2022. Além disso, fizeram promessas de doações de bem materiais em troca de apoio político, utilizaram de aeronaves fretadas para transportar os deputados para carreatas e passeatas na pré-campanha, fora a demonstração de elevado aporte de recursos financeiros nesses atos políticos.
O MP alega que os fatos representaram um “desequilíbrio entre os candidatos na disputa”.
Adail alegou que “as postagens não configuravam propaganda eleitoral e que ele tinha o direito de usar suas redes sociais para pedir apoio político”.
Já Thiago disse que faltavam documentos na ação e que os links de armazenamento em nuvem mencionados estavam indisponíveis.
Além desses processos, durante a sessão de hoje o pleno também julgará a prestação de contas de 2022 do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que está com parecer do MPE para a desaprovação.