Suco natural é capaz de reduzir pressão e risco de AVC, diz pesquisa
Estudo da Universidade de Toronto mostra que consumo de suco sem açúcar resulta em diminuição da pressão arterial
Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o consumo de um copo de suco de frutas sem açúcar por dia ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC). O estudo canadense foi publicado na revista Plos One em 15 de agosto.
A pressão alta, ou hipertensão arterial, é uma doença silenciosa que atinge vasos sanguíneos, coração e cérebro e pode causar falência renal. Embora a maioria dos casos seja de origem genética, o estilo de vida é fator importante para o desenvolvimento da condição, assim como estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo, colesterol alto e alimentação.
Leia também
- Aneurisma e AVC: entenda a relação e como prevenir as condições
- Mulheres que tratam infertilidade têm maior risco de AVC após o parto
- Parar de fumar reduz a hipertensão em apenas 12 semanas, diz pesquisa
- Hipertensão: médica lista 7 remédios caseiros para controlar a pressão
Para chegar à conclusão, os pesquisadores avaliaram dados de 93 estudos publicados anteriormente, onde cientistas de outras instituições analisaram a relação entre 12 alimentos açucarados e hipertensão.
Os pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que o consumo diário moderado de suco de frutas – de 50ml a 150ml – sem a adição de açúcar provocou reduções importantes na pressão arterial dos participantes. Houve uma diminuição média de 3,7 mmHg na pressão arterial sistólica. Comer a fruta inteira provocou um benefício ainda maior.
Por outro lado, as pessoas que costumavam tomar bebidas com adição de açúcar, como refrigerantes, tinham um aumento médio de 6,9 mmHg na pressão arterial sistólica.
Efeito do suco natural na saúde
Os autores do estudo acreditam que o efeito benéfico do suco deve-se, provavelmente, aos nutrientes e biocompostos presentes nas frutas.
“As evidências disponíveis fornecem uma boa indicação de que o consumo de frutas e suco 100% naturais em doses baixas levam a pequenas reduções importantes na pressão arterial”, afirma o principal autor do estudo, o professor John Sievenpiper.
Fonte: Metrópoles