Prefeito de Borba, Simão Peixoto, é preso mais uma vez pela PF
Nesta terça-feira (9), o prefeito do município de Borba (AM), Simão Peixoto, foi preso pela segunda-feira vez pela Polícia Federal (PF), durante a Operação Voz do Poder.
A PF pede o afastamento do prefeito por 180 dias para que não haja evidencia de interferência nas investigações. A assessoria de Simão disse que aguarda orientações do prefeito.
Na acusação, o prefeito é apontado como culpado ao manipular testemunhas em investigações que apuram desvios de recursos públicos destinados a compra de merenda escolar durante a pandemia da Covid-19, no ano de 2020.
As investigações revelaram indícios de que os kits de merenda escolar fornecidos durante a pandemia de Covid-19 não continham ou possuíam quantidade muito reduzida de carne de boi, divergindo significativamente do volume contratado.
De acordo com a Polícia Federal, Peixoto fez uma videoconferência com os servidores da prefeitura de Borba para prestar esclarecimentos e no encontro, Simão oferecia assistência jurídica e fretamento de aeronave, tudo as custas da Prefeitura local.
Para a PF, a ação de Simão Peixoto representa uma tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas.
“Cria ambiente propício para que os servidores se sintam pressionados a adaptar seus depoimentos aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso”.