Prazo para pagamento de multa eleitoral termina no dia 8 de maio
2024 chegou e mais uma eleição se aproxima, neste ano, os brasileiros irão eleger novos prefeitos e vereadores. Sendo assim, a Justiça Eleitoral já determinou o prazo para que os eleitores que estão negativados consigam quitar suas pendências eleitorais.
Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral liberou o pagamento de multa eleitoral com pix, boleto e até com cartão de crédito, visando facilitar as condições de pagamento do eleitor.
É necessário consultar sua situação eleitoral para verificar se há multas em aberto. Para isso, basta seguir os passos abaixo:
1°: Consulte sua situação eleitoral
Consultar a situação eleitoral é simples, fácil e pode ser feito pelo seu celular. Basta acessar o Portal do TSE, informar nome, número do título ou CPF, data de nascimento e os nomes da mãe e do pai. Depois, clique no botão amarelo “Consultar”. Se você não tem pendências, tudo certo. Mas, se descobriu a existência de débitos eleitorais, pule para a próxima etapa.
2º: Tenho uma ou mais multas. E agora?
Se você faltou e não justificou a ausência às urnas em uma eleição passada ou deixou de comparecer aos trabalhos eleitorais, terá de pagar uma multa. Mas fique tranquilo: a solução está ao alcance de um clique. Na mesma página da consulta, você pode escolher a forma de pagamento: por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário.
Lembrando que o prazo para quitar as pendências é até o dia 8 de maio.