PM investiga abordagem policial que terminou com morte de cachorro por tiro na cabeça, em Manaus
Vídeo feito por uma moradora mostra o momento da abordagem policial.
Um cachorro que atendia pelo nome de Bethoven, de 6 meses de idade, foi baleado com um tiro na cabeça durante uma abordagem policial, na noite de quarta-feira (20), no Conjunto Boas Novas, no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Em nota, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) afirma que vai apurar a conduta dos policiais militares.
Um vídeo feito por uma moradora mostra o momento da abordagem policial.
Segundo os moradores da área, dois policiais, que não foram identificados, estavam fazendo uma abordagem a um homem e, durante uma confusão, um tiro foi disparado em direção ao cachorro. A balda atingiu a cabeça do animal, que morreu no local.
Em um vídeo, moradores gritam e acusam os policiais de abordarem um homem que não tinha nada ilícito. Em seguida, é possível ouvir quatro tiros. Os moradores perceberam que um dos disparos atingiu o animal.
Cachorro Bethoven foi morto com tiro na cabeça durante abordagem da PM em Manaus — Foto: Reprodução
O cachorro, Sem Raça Definida (SRD), era de pelagem caramelo, e atendia pelo nome de Bethoven.
“Ele matou o Bethoven. Ele matou o Bethoven, Paula. Ele matou o cachorro, gente. Eles mataram o cachorro na maldade. […] poxa vida, o cachorro não tem nada a ver”, disse uma moradora, chorando.
Segundo testemunhas, o animal, já morto, ainda foi arrastado pela viatura que estava no local da abordagem.
O corpo de Beethoven foi removido por veterinários da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para necropsia.
Após a repercussão do caso, moradores acionaram a deputada estadual Joana Darc.
Em nota, a parlamentar afirmou que enviou um ofício para o corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, Coronel PM Franciney Bó, solicitando a instauração de sindicância/processo administrativo disciplinar para investigar a conduta do policial militar que atirou no cachorro.
“Quero dizer que prezo e respeito muito o trabalho da polícia militar e da segurança pública do nosso Estado que, inclusive, diariamente está me ajudando a combater os maus-tratos nas ruas. Porém, essa situação não passará impune, estamos no caso e vamos pedir justiça pela morte desse animal”, disse a deputada.
Em nota, a PMAM afirmou que tomou conhecimento da ocorrência. A corporação disse que tem respeito por toda e qualquer vida. Por fim, afirmou que atua no combate aos maus-tratos aos animais e que vai instaurar procedimento administrativo para apurar a atuação dos policiais durante a ocorrência.
Fonte: G1