O que pode provocar infarto fulminante como o que matou cantor gospel de 30 anos
O cantor gospel Pedro Henrique, 30, morreu após sofrer um infarto durante uma apresentação em um evento gospel em Feira de Santana na Bahia, na última terça-feira. O artista passou mal no palco, foi levado a uma clínica próxima, mas não resistiu.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúdes (Opas), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: ao ano, mais pessoas morrem através dessas enfermidades do que por qualquer outra causa.
No Brasil, elas respondem por 30% dos óbitos, principalmente entre os homens. E dentro da população masculina, doenças cardiovasculares respondem a uma das três principais causas de morte após os 45 anos, ao lado do câncer e da diabetes.
É uma condição que ocorre quando há obstruções de artérias que levam oxigênio e sangue para o coração. Para entender melhor, basta fazer uma analogia: pense nas artérias como uma estrada, nos carros como o sangue e nos passageiros como o oxigênio.
Quais são os sintomas?
Após o início dos sintomas, as obstruções de artérias podem levar a morte súbita. Por isso, conhecer quais são os indícios é extremamente relevante.
O infarto fulminante comumente tem os seguintes sintomas:
dor no peito;
dor ou formigamento no braço;
falta de ar;
suor frio.
Quais são as causas?
A obstrução das artérias pode ser provocada por diversos fatores: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, consumo alcoólico excessivo, alto nível de estresse, sedentarismo e consumo de drogas ilícitas.