Nutricionista revela os 5 principais alimentos inflamatórios
O que comemos pode interferir diretamente no nosso bem estar e o acúmulo de inflamações no intestino pode levar até ao câncer
Alimentos inflamatórios quando incluídos com muita frequência na dieta são associados a vários prejuízos ao organismo, incluindo até a formação de alguns tipos de cânces. Mas você sabe identificá-los?
De forma geral, eles possuem adição de corantes, aromatizantes e conservantes. A nutricionista Giovana Amodio Ribeiro, no entanto, detalhou quais são os cinco principais alimentos inflamatórios e quais são as ações deles no organismo.
Açúcares refinados
“O consumo excessivo de açúcares refinados, em especial o que é adicionado em alimentos ultraprocessados, como sorvetes, bolos, doces e biscoitos industrializados, pode ajudar a aumentar os níveis de glicose no sangue e o desequilíbrio da homeostase energética”, destaca Giovana.
Gorduras trans
Trata-se de um tipo específico de gordura hidrogenada encontrada em alimentos ultraprocessados, exemplos: margarina, óleos vegetais hidrogenados e alimentos fritos. “Seu consumo excessivo está associado a um aumento do colesterol ruim, o LDL, e uma diminuição do bom, o HDL, o que leva a inflamações”, explicou a nutricionista.
Carnes processadas
Categoria que inclui a salsicha, bacon, presunto, mortadela, peito de peru e linguiça. “O consumo regular desses alimentos está associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer. Além disso, podem ativar vias inflamatórias no organismo”, expôs Giovana.
Fonte: Metrópoles