Ministro do Desenvolvimento defende retirada de ribeirinhos das áreas de risco no Amazonas
Nesta quarta-feira (19), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, declarou que apoia a retiradas dos ribeirinhos de áreas de risco no Amazonas.
Segundo o ministro, as mudanças climáticas tem gerado maiores desafios as famílias que moram nessas áreas mais afetadas, além disso, as pessoas correm risco de vida.
“Não tem jeito. Ali vai trabalhar a vazante, a plantação, saber que ali tem risco. Mas não pode permitir a moradia. Há necessidade de tirar para uma área segura. E não é fácil, eu sei que não é fácil. ‘Ah, mas eu estou vivendo. Foi aqui que nasceu meu pai, foi aqui que eu nasci’. Mas aqui se trata de risco de vida. Quem mora ali, tem ano que é só uma enchente, que consegue sair. Mas quando vem de forma brusca, violenta, ali tem morte, tem a perda de vida humana”, disse Wellington Dias em entrevista à Rádio CBN Manaus.
O ministro informou ainda que em 2023 o Governo Federal fez um mapeamento de áreas de risco em todo país, ao todo, foram identificados 3,7 mil pontos, sendo um deles o Amazonas. Dias disse que as verbas do novo PAC foram destinadas para ações de prevenção a situações como a seca do ano passado, que afetou grande parte da população amazonense.
Visando ajudar, o ministro anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família a município que já estiveram em situação de emergência ou calamidade.