Eleições 2024

MELANCIA: Alberto Neto ignora comunicado de Bolsonaro e apoia união entre PL e PT

O candidato à Prefeitura de Manaus pelo Partido Liberal (PL), deputado federal Capitão Alberto Neto, tem causado polêmica ao apoiar uma aliança política em Parintins que inclui o Partido dos Trabalhadores (PT), tradicionalmente adversário ideológico do PL e do ex-presidente Jair Bolsonaro. A aliança, revelada durante a convenção do candidato a prefeito Mateus Assayag (PSD), ignora uma resolução nacional que proíbe o PL de se coligar com partidos de esquerda, incluindo PT, PSOL e PCdoB. Em entrevista ao Na mira de Any, inclusive, Alberto deu a entender um equívoco que teria cometido ao enviar um vídeo de apoio a Mateus Assayag e citado a resolução do PL que proíbe união com o PT nas eleições municipais em todo o País.

O apoio do PL a Assayag em Parintins representa uma posição contraditória de Alberto Neto, o candidato que possui o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro à Prefeitura de Manaus, que faz ataques aos partidos de esquerda e que tem alinhamento com movimentos conservadores de direita. Militantes de direita têm utilizado o termo “melancia” para descrever figuras políticas que dizem ser da direita-consevadora (verde por fora, em alusão aos uniformes militares), mas que adotam posturas de esquerda (vermelho por dentro, como as cores usadas pelos partidos de esquerda como o PT), sugerindo que Alberto Neto possa estar se enquadrando nessa descrição.

Na ilha tupinambarana, o deputado bolsonarista vem manifestando apoio a Mateus Assayag que é candidato do PSD – bom lembrar que esse partido é comandado no Estado pelo senador Omar Aziz – que conta ainda com o apoio do PT em seu arco de alianças. Durante a convenção de lançamento da candidatura de Assayag, o PL foi listado como aliado ao lado de partidos de esquerda como o PCdoB e o próprio PT, sinalizando que a união política irá ocorrer independentemente da proibição estabelecida pela cúpula do PL e do comunicado do PL Mulher, assinado por Michelle Bolsonaro.

Declarações de Alberto Neto

Em resposta a questionamentos do Radar, feitos em entrevista exclusiva e durante coletiva de imprensa, Alberto Neto reafirmou a existência de uma proibição nacional de coligações com partidos de esquerda, mas evitou confirmar se manteria ou não o apoio a Assayag em Parintins. “Tem uma resolução nacional que impede o PL de se coligar com o PT, PSOL, com o PCdoB”, declarou o parlamentar, sem dar uma posição oficial sobre a retirada do apoio.

Em junho, Alberto Neto enviou um vídeo exibido em um evento em apoio a Mateus Assayag, onde declarava: “Se a gente quer dar continuidade a esse trabalho cada dia mais, vamos conhecer o nosso amigo. Nosso amigo que fez um grande trabalho na Câmara Municipal e agora, no futuro, vai fazer um grande trabalho na Prefeitura de Parintins apoiado pelo nosso eterno prefeito Bi Garcia. É ele, Mateus Assayag.”

Com informações Radar Amazônico