Incentivado pelo sindicato, greve dos radiologistas quase leva paciente a óbito no centro cirúrgico do Hospital 28 de Agosto
A empresa Madim vem por meio deste informar que possui sete contratos na área de radiologia com a saúde pública do Amazonas e que todos os profissionais são capacitados para exercer suas funções, entretanto, estamos indo para o terceiro mês sem receber um centavo do governo, sendo assim, um prejuízo enorme está sendo instalado na saúde pública.
Recebemos a informação que um técnico que manuseia o arco cirúrgico durante as cirurgias do Hospital 28 de Agosto negou-se a participar de um procedimento cirúrgico estando o paciente já anestesiado apenas aguardando o início da cirurgia. Tudo pode ser constatado no Boletim de Ocorrência feito contra o sindicato na quinta-feira, dia 14 de dezembro.
A Madim informa que está tomando as devidas providências sobre o caso, inclusive, uma denúncia foi instalada no Ministério Público Federal (MPF) contra o ato irresponsável do sindicato em induzir os funcionários a abandonar os plantões.
De fato, a Madim entende que a falta de pagamento causa revoltas, entretanto, reforçamos que tudo está sendo feito para que os pagamentos sejam realizados, todavia, aguardamos o Governo do Amazonas realizar os repasses.
Ainda pede-se um olhar do governo para a área de radiologia que é o inicio de tudo dentro de um hospital. Sem a radiologia não há a possibilidade de realizar nenhum tipo de procedimento, já que é por lá que são feitos os primeiros exames nos pacientes para o médico verificar qual melhor forma de tratamento.
Com a greve, muitos pacientes estão aguardando o atendimento há horas:
O sindicato informa que no dia 21 de dezembro de 2023, quinta-feira, toda a radiologia irá cruzar os braços caso nenhuma atitude referente aos pagamentos em atraso seja tomada. E isso é um aviso para o governador do AM, Wilson Lima e para o secretário de Saúde, Anoar Samad.
De todos os meses em atraso, apenas o pagamento de outubro foi liberado, entretanto, o mesmo ainda não caiu na conta. Vale ressaltar que apenas um pagamento atrasado não resolve a situação, os funcionários exigem que tudo seja repassado, pois há dividas a serem pagas, há alimento que precisa ser posto na mesa diariamente!
De fato, o atraso está causando revoltas. O vídeo abaixo mostra uma discussão entre paciente e profissionais do Hospital 28 de Agosto nesta segunda-feira (18). Profissionais de braços cruzados e pessoas precisando de atendimento, tudo isso por falta de responsabilidade do governo com a saúde do Amazonas.
Espera-se que o governador tome as devidas atitudes, pois como o deputado Wilker Barreto disse: se algum paciente vier a óbito a responsabilidade será do governador Wilson Lima.