Governo lança “auxílio estadual” de R$ 200 para famílias do Amazonas
A partir de segunda-feira (1), pessoas em situação de vulnerabilidade social no Amazonas passarão a receber o Cartão Auxílio Estadual, benefício que visa garantir a renda de 100 mil famílias durante a suspensão das atividades econômicas na pandemia de Covid-19.
Serão R$ 600 pagos em três parcelas (duas em fevereiro e a última no início de março). O cartão será entregue por uma equipe de assistentes sociais e psicólogos para evitar aglomerações.
“O objetivo é garantir a segurança alimentar para as pessoas em situação de extrema pobreza”, afirmou o governador Wilson Lima. A escolha dos beneficiários baseia-se nos dados do Cadastro Único do governo federal, tendo como referência o mês de novembro de 2020. As famílias devem estar enquadradas nos seguintes critérios: situação de extrema pobreza, possuir quatro membros ou mais, beneficiários do Bolsa Família e com responsável acima de 18 anos de idade.
Por meio do link www.auxilio.am.gov.br, o interessado poderá verificar se consta na relação de beneficiados do Auxílio Estadual. Basta inserir o número do CPF ou a data de nascimento na caixa de busca. No site também estão registrados os estabelecimentos cadastrados no programa. As compras serão limitadas a alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza. “Vamos fazer viagens pelas calhas de rios e contar com a ajuda de municípios para identificar algumas localidades“, comentou Lima sobre o atendimento à população do interior. O governador ressaltou que casos suspeitos de beneficiamento indevido serão investigados por órgãos de controle.