Internacional

Droga zumbi: medicamento para sedar animais gera onda de overdose nos EUA

Esta semana, um vídeo que evidencia os efeitos devastadores das drogas na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, se tornou viral nas redes sociais. Embora o local exato das imagens não tenha sido confirmado, o bairro de Kensington é notório por ser um cenário de tráfico de drogas a céu aberto, enfrentando uma verdadeira “epidemia” de fentanil e xilazina.

A xilazina é uma substância de uso veterinário, com custo relativamente baixo, tradicionalmente utilizada para sedar animais, como cavalos, bois e outros mamíferos. No entanto, para maximizar seus lucros, traficantes têm misturado esse medicamento a outras drogas letais, como o fentanil.

Em abril deste ano, o governo dos Estados Unidos classificou essa substância sedativa como uma “ameaça emergente” para a saúde pública no país.O fentanil, por sua vez, é cerca de 50 vezes mais potente do que a heroína.

Em 2022, aproximadamente dois terços das mortes por overdose nos EUA estavam relacionadas ao uso dessa droga sintética. No ano passado, os Estados Unidos registraram um recorde de óbitos devido ao uso excessivo de drogas, totalizando 109.680 mortes.

O consumo indiscriminado de xilazina é ainda mais complexo de tratar do que o de outras substâncias entorpecentes, pois nunca foi aprovado para uso em seres humanos.

Fonte: DCM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *