Dois homens investigados por estupro e estelionato são presos em Manaus
Os crimes ocorreram em datas e locais distintos
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, na terça-feira (10/09) e na quarta-feira (11/09), mandados de prisão de dois homens, de 36 e 41 anos, envolvidos em crimes de estelionato e estupro em Manaus.
Em coletiva de imprensa, o delegado geral-adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, parabenizou a equipe de investigação do 12° DIP, reforçando o trabalho e o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública, principalmente contra crimes contra mulheres.
“Nesta semana o 12º DIP fez duas prisões relevantes para o sistema de segurança pública do Estado. O primeiro caso se trata de um indivíduo que conseguiu altas quantias em dinheiro, iludindo pessoas que tinham o sonho da casa própria. No outro, um homem que foi retirado de circulação por violentar sexualmente uma jovem enquanto ela estava indo para escola”, disse Torres.
Segundo o delegado Wenceslan de Queiroz, titular do 12º DIP, no caso de estelionato, Jorge Luiz Vieira Maciel, de 36 anos, foi preso por aplicar golpes contra aproximadamente mil vítimas. Ele prometia facilitar o financiamento de apartamentos e conseguiu arrecadar um total de R$ 219 mil com esses golpes, dedicando-se exclusivamente a essa prática criminosa. O homem foi preso no bairro Redenção, zona centro-oeste.
“No início de agosto desde ano, iniciamos as investigações após as vítimas procurarem a delegacia para denunciar o caso. O autor prometia falsamente facilitar o financiamento de apartamentos em um projeto habitacional do Governo do Amazonas e pedia entradas que variavam entre 250 e 400 reais. O esquema contava com intermediários, que também eram enganados pelo autor, e cooptavam as vítimas, assegurando que elas seriam contempladas com imóveis em condomínios”, explicou o delgado.
Ainda conforme o delegado, o autor também se passava por advogado e dizia ter influência dentro de órgãos públicos para ganhar a confiança das vítimas. Além disto, ele criou um grupo em uma rede social e postavas os vídeos dos condomínios e listas falsas de pessoas que eram contempladas.
Caso 2
Em relação ao segundo caso, um homem de 41 anos foi preso por estuprar uma jovem de 18 anos, no dia 29 de agosto deste ano, no momento em que a vítima estava indo para escola, na avenida Jurunas, bairro Flores, zona centro-sul.
Segundo o delegado, na ocasião, o autor a forçou a vítima a entrar em seu carro e a levou para uma rua deserta, onde consumou a violência sexual, e depois a abandonou e ainda proferiu ofensas contra ela.
“Após o crime, a vítima foi à delegacia e contou o que ocorreu. De pronto iniciamos as investigações e buscamos fazer a identificação do autor e do veículo, com base nas informações repassadas pela vítima”, falou o delegado.
De acordo com o delegado, o homem foi preso na quarta-feira, em uma academia na avenida Max Teixeira. A vítima está recebendo acompanhamento psicossocial.