Cidade

Dia Mundial do Gato celebra e conscientiza para uma vida felina feliz e saudável

Neste sábado, 17 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial do Gato, data dedicada a homenagear e reconhecer a importância desses fascinantes companheiros que têm conquistado cada vez mais os lares brasileiros, como aponta o Censo do Instituto Pet Brasil, que indica um crescimento na população de gatos domiciliados no país de 6% (27,1 milhões) e superior ao de cães (4%), entre 2021 a 2022.

Conhecidos por suas personalidades distintas, beleza e habilidades cativantes, os gatos tornaram-se não apenas animais de estimação, mas membros queridos das famílias que além de proporcionarem momentos encantadores que fazem sucesso nas redes sociais, requerem atenção especial e cuidados adequados, especialmente considerando sua faixa etária.

A professora e diretora do Hospital Veterinário Nilton Lins, Gigliola Clark Pontes, destaca a importância dos cuidados preventivos e específicos para diferentes estágios da vida felina que em média, é de 20 anos para os gatos domiciliados.

Segundo Pontes, na fase madura, entre 7 a 10 anos, é crucial iniciar os cuidados e redobrar a atenção, realizando check-ups veterinários pelo menos uma vez por ano e na fase sênior, entre 10 a 15 anos, a recomendação é aumentar a frequência dos exames para a cada seis meses.

Super Sênior

A partir dos 15 anos, considerada a fase super sênior, os gatos demandam cuidados mais intensivos e a especialista enfatiza a importância de avaliações odontológicas, exames sanguíneos, vacinações periódicas e adaptações na nutrição. Os tutores também devem observar mudanças no comportamento, atividade física reduzida e alterações cognitivas e motoras.

“Nesta fase, também é indicado incluir nos exames hemograma, urinálise, hormônio da tireoide e de pressão arterial, entre outros. Recomenda-se check-ups a cada quatro meses, mas é importante ressaltar que as necessidades podem variar de acordo com a condição clínica individual”, acrescenta Gigliola Pontes.

O Hospital Veterinário Nilton Lins, localizado no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-sul de Manaus e destaca-se por oferecer uma ampla variedade de serviços especializados a preços acessíveis para todo o público. Com uma moderna estrutura, o hospital atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia, oferecendo consultas, vacinações e aplicações de medicamentos.

No Dia do Gato, é essencial lembrar que, assim como qualquer membro da família, os felinos merecem cuidado, atenção e carinho ao longo de suas vidas. Vamos celebrar esses adoráveis companheiros e garantir que desfrutem de uma vida longa, saudável e feliz ao nosso lado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *