Detran-AM: operação de fiscalização registra 490 infrações de trânsito em Manaus
Operação de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), entre os dias 1º e 6 de agosto, em quatro zonas urbanas da capital, resultou no registro de 490 infrações de condutores.
Do total de infrações, 66 foram por dirigir veículo sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Permissão Para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotores). Outras 36 foram por dirigir sob a influência de álcool.
O Detran-AM não divulgou as condutas dos motoristas que geraram outras 388 infrações.
O Departamento de Trânsito informou que a campanha de fiscalização visa reforçar a segurança de trânsito em Manaus.
“A instituição realiza essa fiscalização frequentemente para que do pedestre ao condutor, todos tenham suas vidas preservadas. Por isso, é sempre importante respeitar as leis do Código de Trânsito Brasileiro, para que acidentes não ocorram e para que a segurança seja prioridade”, disse o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá.
O coordenador da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, salientou que as medidas de prevenção adotadas pelos condutores e fiscalização, tendem a inibir as infrações de trânsito.
“Nosso objetivo é orientar o condutor para que o mesmo tenha a ciência que a responsabilidade pela segurança é dele próprio, e não somente da equipe de fiscalização”, concluiu Arthur.
Multas
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define como infração gravíssima multa por dirigir veículo sem possuir CNH é considerada uma infração gravíssima, com valor de R$ 880,41.
Ainda de acordo com o CTB os condutores sob efeito de bebida alcoólica passam a dirigir com sua capacidade psicomotora alterada, pondo em risco a vida, integridade e meio ambiente.
A penalidade de multa no valor de R$ 2. 934,70 e ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Fonte: Mix de notícias