CADÊ O DINHEIRO DA SAÚDE PÚBLICA?
Mais uma vez, nossa reportagem vem levantar um questionamento: cadê o dinheiro da saúde pública do Amazonas? Cadê o dinheiro que deveria ser destinado ao pagamento dos terceirizados? Cadê o dinheiro que deveria ser usado para comprar medicamentos e melhorar a infraestrutura das unidades de saúde? São essas perguntas que nós fazemos TODOS OS DIAS. Onde o Governo do Amazonas enfiou o dinheiro?
Desde que assumiu o cargo de governador, Wilson Lima, vem deixando a saúde em segundo plano. Completa-se mais de três meses que empresas terceirizadas que prestam serviços para a saúde do AM não estão recebendo. Há três meses funcionários que atuam dentro dos hospitais precisam “correr da sala pra cozinha” para garantir o pão de cada dia.
Não é a primeira vez que isso acontece, citando algo bem recente, neste mesmo período do ano passado, a saúde passava por atrasos em pagamentos. A falta de medicamentos e até greve de profissionais foi uma realidade em 2023.
Agora, em 2024, a situação não está diferente. O Governo vem empurrando com a barriga os atrasos. Há meses profissionais vem questionando quando o pagamento irá cair, mas nunca há uma reposta concreta até porque o Estado não vem repassando verba para isso acontecer.
Neste ano, ficou bem nítido que todo dinheiro que deveria ser destinado a saúde pública, foi desviado para as eleições, onde arduamente o atual governador tentou eleger seu candidato, Roberto Cidade, como novo prefeito de Manaus, todavia, o “tiro saiu pela culatra”, Cidade não conseguiu ter votos expressivos nem para concorrer ao segundo turno eleitoral.
Hoje, os hospitais e os trabalhadores precisam “tirar leite de pedra” para continuar os atendimentos. As unidades hospitalares estão um caos, filas enormes, faltam medicamentos, falta estrutura e o Estado não faz NADA, eles fingem que NADA está acontecendo, mas o caos na saúde está instalado e a pergunta é CADÊ O DINHEIRO DA SAÚDE?