Ativistas são presas após jogar tinta em concessionárias de luxo em Londres
Duas ativistas ambientais do grupo Just Stop Oil foram presas após atirar tinta laranja em concessionárias de carros de luxo em Londres, na quarta-feira (26). Entre os locais atingidos, estão lojas que revendem carros da Owen Bugatti, Jack Barclay Bentley e Ferrari.
No Twitter, o grupo publicou que “as ativistas exigem que o governo suspenda todos os novos consentimentos e licenças de petróleo e gás. O petróleo está causando a crise climática e do custo de vida, nos tornando mais pobres, destruindo empregos e nos matando agora. Novo petróleo e gás é um ato de genocídio”.
Membros do Just Stop Oil também jogaram sopa de tomate na pintura Girassóis, de Van Gogh, no dia 14 de outubro, na Galeria Nacional de Londres. O objetivo da ação era cobrar do governo britânico a suspensão de novos projetos de extração de petróleo e gás.
Também nesta quarta-feira, a ONU advertiu que os compromissos internacionais sobre o clima estão muito longe de responder ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a +1,5ºC.
Simon Stiell, secretário-executivo das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, disse que “a soma dos compromissos das 193 partes no acordo pode pôr o mundo no caminho de um aquecimento de +2,5ºC até o fim do século”.
Fonte: D24am