Anoar Samad participa de anúncio junto ao governo do Amazonas sobre realização de transplantes renais no Hospital Delphina Aziz
O secretário de saúde do Estado do Amazonas, o médico urologista, Anoar Samad participou junto com ao governo, Wilson Lima, do anúncio da ampliação da carta de serviços executados no hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus.
A unidade vai passar a realizar transplantes renais e serviços de otorrinolaringologia, como o implante coclear, a partir de 2023. A partir de 2024, o hospital também começará a realizar transplante de fígado.
De acordo com o secretário, Anoar Samad, o investimento , por meio da SES-AM, para a realização dos transplantes de rim será de R$ 1 milhão mensais. A implantação dos serviços vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzindo a necessidade de saída do domicílio, proporcionando assistência mais próxima de seus familiares.
Transplante renal
Os transplantes de rins já haviam sido realizados anteriormente no amazonas, mas eram feitos por meio de parceria com a rede privada, que foi encerrada em janeiro de 2018. desta vez, de maneira inédita, todo o procedimento será integralmente executado na rede pública estadual de saúde. a meta inicial é realizar oito transplantes mensais.
O início dos transplantes está previsto para o primeiro semestre de 2023, mas a rede já trabalha nas fases preparatórias, incluindo a capacitação de equipes médicas, enfermagem e multiprofissionais, que está sendo realizada pelo hospital israelita albert einstein, de são paulo, por meio do programa de apoio ao desenvolvimento institucional do sistema único de saúde (proadi-sus), com apoio do sistema nacional de transplantes (snt) do ministério da saúde.
No delphina aziz será feito o transplante renal de doador vivo ou falecido, compreendendo toda a linha de cuidado, desde o pré e pós-transplante até possíveis intercorrências. a implementação do transplante renal trará avanços importantíssimos para o amazonas, tanto para a rede estadual de saúde como para o funcionamento do sistema nacional de transplantes.
Implante coclear
A partir do ano que vem, o delphina aziz passará também a realizar serviços de otorrinolaringologia, com destaque para o implante coclear, que hoje não é feito no amazonas. para a implantação do serviço, a ses investirá, mensalmente, recursos no montante de R$ 230 mil.
O implante coclear será realizado observando as diretrizes da portaria de consolidação nº 03/2017, das diretrizes gerais para a atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva no sus.
Exames laboratoriais
A unidade também passa a realizar exames bioquímicos, hematológicos e hemostasia; exames sorológicos e imunológicos; exames coprológicos; de uroanálise; hormonais; toxicológicos ou de monitorização terapêutica; microbiológicos; imunohematológicos; citopatológicos; anatomopatológicos. serão feitas ainda biópsia por agulha (histopatologia); e biópsia de peças grandes (histopatologia + imunoflorescência).