Amazonas Zera Fila De Pacientes Com Cardiopatia Congênita
O Hospital Francisca Mendes é referência em cirurgias cardíacas e recebeu leitos novos, além da reforma na área de procedimentos em crianças e adolescentes.
O Amazonas zerou a fila para cirurgias cardíacas pediátricas no Hospital Francisca Mendes, localizado na zona norte de Manaus e que é referência em atendimento de cardiopatias. Ele reforçou que o prazo médio para a realização desse procedimento em crianças e adolescentes agora é de 15 dias, após realizados os exames.
“É um tempo recorde. Nem no plano de saúde você consegue isso porque no plano de saúde você leva de 15 a 20 dias só para autorizarem a cirurgia. No hospital Francisca Mendes, a criança que chega necessitando de um procedimento desse, de uma cirurgia, em 15 dias a gente realiza todos os procedimentos de pré-operatório e em 15 dias ela já é operada”, disse Wilson Lima.
O governador ressaltou o resultado após entregar, também nesta segunda-feira, um novo e moderno equipamento endoscópico à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O aparelho permite diagnosticar o câncer do trato digestivo de forma precoce, além detectar as lesões precursoras, antes que evoluam para um câncer.
Além dos leitos, a clínica pediátrica foi toda reformada. O hospital Francisca Mendes é referência em cardiologia no Amazonas.
Veja o vídeo da primeira cirurgia realizada em Manaus.
Fonte video: JAM